Como assar carne com fogo ecológico?

Tradicionalmente, quando falamos em assar carne, logo se pensa no método usual com carvão que, conforme for necessário, torna necessária a adição de mais carvão. Em alguns outros casos, a lenha é também utilizada, como nas parrillas do Uruguai. Porém, aqui no Barbanegra, nossa parrilla funciona de outra forma: com o fogo ecológico.

O fogo ecológico é uma forma eficiente de preparar os cortes de carne angus, tornando o processo mais simples, assertivo e ecológico. Neste vídeo, você pode aprender diretamente com o capitão das nossas parrillas, o Bebeto:

De forma resumida, te explicamos: o fogo ecológico consiste em usar uma camada grossa de carvão para fazer o fogo. Quando o fogo estiver alto, você o cobre com as cinzas da churrasqueira. A primeira sensação será de que o fogo está apagando, mas na verdade ele mantém a caloria necessária para preparar o assado e dura por mais tempo.

Na história do Barba, inicialmente o fogo da parrilla era feito com lenhas, assim como no Uruguai. Porém, visando uma maior eficácia do processo, o Bebeto implementou o fogo ecológico. Além disso, ele traz outros benefícios, como conforto térmico para o assador, que precisa se preocupar uma única vez em fazer o fogo por conta do reaproveitamento das cinzas; e, por último mas não menos importante, o fator ecológico. Com a lenha brasileira, o processo é mais demorado e gera mais resíduos. Agora, a cinza da churrasqueira é reutilizada e serve para controlar o fogo, gerando também menos queimas.

Gostou do processo de fazer fogo ecológico no Barbanegra? Experimente em casa e depois nos conte o que achou!

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita