Mas nem toda gordura se apresenta da mesma forma

Quando alguém fala sobre gordura na carne, é comum pensarmos logo em uma picanha, que tem a capa de gordura característica. Mas não é só desta forma que a gordura pode se apresentar nas carnes.

Conversamos com a Luiza Mendes, médica veterinária e executiva de Marketing da Associação Brasileira de Angus, para entender mais sobre o assunto. Foi ela que nos contou que há nada menos que quatro diferentes tipos de deposição de gordura. Há a gordura visceral, que fica ao redor dos órgãos; a gordura intermuscular, que se deposita entre um músculo e outro; a gordura subcutânea, que, ficando embaixo da pele, é a que chamamos de capa de gordura; e a gordura intramuscular, que configura o marmoreio e se deposita dentro do músculo. O diferencial deste último tipo é que nem todos os animais que são capazes de acumulá-la.

O marmoreio, que aparece em cortes bem suculentos como o Entrecot, é determinado pela composição genética e nutrição adequada. Por conta disso, algumas raças de gado têm maior predisposição para ter esta característica - e a Angus é uma delas. Ainda assim, da mesma forma que nem todo animal Angus recebe a certificação da Associação, nem toda carne de Angus vai ter a formação de marmoreio, pois ela também depende de outros fatores como a média nutricional correta do animal desde antes do seu nascimento. Ou seja, para garantir um bom marmoreio, os cuidados começam uma geração antes!

As variáveis que influenciam na formação da gordura intramuscular são mais uma prova de que a Carne Angus Certificada é superior. E para descobrir o inconfundível sabor e a suculência que o marmoreio confere à carne, você pode confiar na parrilla do Fazenda Barbanegra.

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita