Carne com espumante? Pode sim.

Em nossa busca por trazer sempre o que há de melhor pro cardápio do Barba como ocorre com a carne Angus e os legumes e demais ingredientes de produtores locais chegamos aos Vinhos da Campanha Gaúcha. E foi justamente com o pessoal da associação que aprendemos que vinho combina, sim, com carne vermelha (e que o espumante também faz sucesso com determinados cortes)!

A sommelière Débora Nazário, da Terroir Vinhos de Boutique e da associação Vinhos da Campanha, trouxe algumas dicas sobre harmonização que não podemos deixar de compartilhar com vocês. Confiram!

“Quem nunca ficou em dúvida sobre qual vinho escolher para acompanhar aquele prato especial? Ou vice-versa? E aquele entrecot suculento e macio? Logo vem a imagem de um vinho tinto, né?! De modo geral, essa é a melhor pedida mesmo: uvas como Cabernet Franc, Tempranillo e Cabernet Sauvignon iriam muito bem. Mas hoje, com esse calor, dá vontade mesmo é de um ESPUMANTE bem geladinho, né?! Sem problemas!

Espumantes com boa acidez, frescor e mais encorpados (de método tradicional, de preferência) podem surpreender harmonizando perfeitamente com cortes com alto teor de gordura e boa suculência porque ajudam a limpar e preparar o palato para a próxima garfada sem atrapalhar em nada o sabor da carne ou tirar o prazer daquele gole delícia de espumante.

Por mais clássica e consagrada que seja a tal combinação entre o vinho e o prato, o mais importante é o nosso gosto pessoal. Sendo assim, podemos sempre sugerir harmonizações, mas nunca tentar impor regras. Existem harmonizações clássicas e outras nem tanto, mas que são historicamente consagradas pelo regionalismo, cultura ou outros aspectos. Nesse ponto em particular, a enogastronomia tem quebrado muitos paradigmas.

‘Especial’ e ‘inesquecível’ são os adjetivos que gosto de usar quando falo em harmonizações que bons vinhos proporcionam, pois são fatores que necessitam de uma boa memória tanto olfativa quanto gustativa. Muita gente acredita que harmonizar é muito difícil, mas não é tão complicado assim. É mais uma questão de prática.

Prestando mais atenção, conseguimos perceber o que apreciamos em determinados vinhos e pratos por suas características únicas, como o frutado e final doce dos Malbecs, a acidez e frescor dos espumantes brut e a untuosidade e o corpo dos Chardonnays com madeira. O mesmo com os pratos: o tempero, a combinação de gordura, molhos e riqueza de sabores são pontos importantes para montar uma harmonização e fazer desse momento algo de fato delicioso e inesquecível.”

Dica para hoje no Fazenda Barbanegra? Espumante Brut Campos de Cima acompanhado do Prato Oriental do Barbanegra (Entrecot Angus grelhado coberto com geleia de pimenta , queijo e orégano).

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita