O preparo é essencial, mas os cuidados começam antes.

O charque era tão popular antigamente porque era a única maneira conhecida de preservar a carne: através do sal. Hoje em dia, porém, temos os eletrodomésticos e conhecimentos mais avançados para nos ajudar nesta tarefa. Mas você sabe armazenar a carne corretamente?

Uma carne fresca dura não mais que três dias na geladeira, onde a temperatura fica entre 0 e 8ºC. Para estocar o alimento por mais tempo, o indicado é o freezer, que garante temperaturas mais baixas. Neste caso, a qualidade é mantida por 90 dias ou mais. Outra opção é congelar a carne pronta, feita com pouco tempero. O único cuidado neste caso é que o alimento só pode ser descongelado uma única vez.

Mas a temperatura não é o único cuidado que deve ser tomado.Você também deve evitar limpar as carnes antes de refrigerá-las, pois as gorduras e cartilagens ajudam a proteger a peça de contaminações. Por este mesmo motivo é mais indicado levar o corte em pedaços inteiros para o armazenamento, sem picar ou fracionar, pois assim a superfície de contato é menor.

Na hora de descongelar, prefira tirar a carne do congelador com antecedência e deixá-la descongelar lentamente na geladeira, e não em temperatura ambiente. O descongelamento mais rápido pode levar à contaminação, e sabemos que todo cuidado é pouco.

Estes cuidados simples vão ajudar a manter a maciez e o sabor da carne, além de evitar contaminações e possíveis intoxicações.

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita