O bem-estar animal e a qualidade da carne

É crescente a preocupação do consumidor e da comunidade com as condições de saúde e bem-estar dos animais que fornecem a carne para o consumo humano. Embora a maioria das pessoas tenha passado a dar atenção à procedência e à toda a cadeia produtiva dos alimentos recentemente, a equipe do Fazenda Barbanegra conhece e valoriza estes fatores desde a criação do restaurante.

Recentemente, o Barba lançou a campanha da Economia da Confiança justamente para evidenciar este cuidado com a carne “como tem que ser”. E a forma como trabalhamos busca exatamente isto: prezar pela ética e pela responsabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva do que é servido no restaurante tanto para reduzir os impactos ambientais, promovendo um consumo e uma produção sustentável, quanto para servir a nossos clientes apenas aquilo que está de acordo com os mais altos padrões de qualidade.

A condição da carne que chega às nossas mesas não é determinada apenas pelo modo de preparo. O resultado que temos em maciez e sabor é fruto de uma preocupação que começa com o animal em vida. Todo o gado que dá origem às carnes do Barba é Angus raça pura e é criado solto no campo. Isto garante a ele uma vida digna e livre de estresses, podendo crescer, se desenvolver e se alimentar naturalmente. Quando o animal chega na idade própria para o abate, outros cuidados são tomados.

Para esta etapa na cadeia produtiva, é fundamental conhecer e confiar no frigorífico escolhido. É por isso que o Barba trabalha com o Frigorífico Zimmer, referência em qualidade, responsabilidade e ética. Ter certeza da procedência da carne é o que atesta que o animal vai ser transportado da melhor maneira, garantindo que ele seja bem tratado e passe pelo menor estresse possível. Toda perturbação que o gado sofre interfere na qualidade da carne: aqueles que passam frio, fome, sede ou se machucam durante o transporte ou na chegada ao frigorífico vão dar origem a carnes menos macias e mais escuras. Ou seja: tratar o animal com ética e todos os cuidados garante a dignidade que ele merece e a qualidade que buscamos na carne.

Por fim, um abate humanizado e dentro de todas as normas sanitárias seguido do embalo e armazenamento adequados da carne finalizam um ciclo de produção com redução de perdas e valorização do bem-estar animal. O resultado é uma carne macia, com bom aspecto e o sabor que você, que conhece a parrilla do Barbanegra, já conhece. A carne como tem que ser é assim: boa para todos.

 

Fonte: http://sites.beefpoint.com.br/mypoint/o-bem-estar-animal-e-seu-efeito-na-qualidade-da-carne-bovina/

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita